Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

 Detalhe da Notícia Global - Web Part

Unimed São Carlos realiza levantamento arbóreo no Parque do Bicão e projeta revitalizações

09/08/2021 16:38 | Última atualização 09/08/2021 16:45
Unimed São Carlos realiza levantamento arbóreo no Parque do Bicão e projeta revitalizações

A Unimed São Carlos contratou um serviço especializado para realizar o levantamento arbóreo do Parque do Bicão, a fim de identificar, catalogar e analisar todas as espécies arbóreas do local. O levantamento teve início em abril e foi finalizado em junho e apontou a existência de 1376 árvores localizadas no Parque e seu entorno, de várias espécies e grupos. Os resultados desta assessoria fornecerão subsídios para a execução de um projeto de educação ambiental destinado para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas do município.


Além disso, através desse estudo, foi possível identificar 55 árvores que deverão ser retiradas o mais breve possível, pois oferecem um alto risco de queda. Dessa forma, esse levantamento poderá ser utilizado para planejamento de ações adequadas, tanto para a manutenção da vegetação existente, quanto para a retirada dos exemplares que oferecem risco, sempre cumprindo as medidas compensatórias necessárias.


Em reunião realizada na quarta-feira, 4 de agosto, entre a Unimed São Carlos e as Secretarias de Obras Públicas, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serviços Públicos e Habitação e Desenvolvimento Urbano, ficou definido que a retirada das árvores condenadas será realizada pela Prefeitura e a compensação será responsabilidade da Cooperativa. Também foi pauta, a reforma da barragem que foi danificada pela chuva em janeiro. A licitação para recuperação da represa já foi lançada.


Em paralelo a esses projetos, a Unimed São Carlos irá iniciar a execução de melhorias em alguns pontos do Parque, como os banheiros, o playground, equipamentos de ginásticas e paisagismo.


Adoção do Parque do Bicão

Em agosto de 2020, a Unimed São Carlos assinou, junto à Prefeitura, o termo de adoção do Parque do Bicão, passando a ser responsável pela manutenção e revitalização do local. Desde então, a cooperativa vem estabelecendo projetos para viabilizar a melhora do Parque. Atualmente, está sendo realizada a limpeza diária do local, na qual já foram retiradas mais de 30 toneladas de entulhos e resíduos. Foi realizado o levantamento planialtimétrico cadastral georreferenciado do local, necessário para elaboração de projetos para a execução de obras no local. Além disso, em outubro de 2020, a Unimed São Carlos realizou um concurso de ideias para revitalização do Parque, cujos finalistas trouxeram ideias inovadoras e criativas para melhorias nas instalações.


O projeto de adoção do Parque do Bicão pela Unimed São Carlos tem como finalidade aumentar a qualidade de vida da população, bem como salientar a preocupação com a saúde da sociedade.


Fonte:

Somos Coop
Apcer Ionet

Baixe nosso APP

    ANS Nº 319996