Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

 Detalhe da Notícia Global - Web Part

Site Oficial da Unimed São Carlos utiliza assistente virtual para ampliar acessibilidade para surdos

06/01/2021 13:30 | Última atualização 27/04/2021 14:53
Site Oficial da Unimed São Carlos utiliza assistente virtual para ampliar acessibilidade para surdos

Hand Talk é inovação tecnológica que realiza a tradução para a Língua Brasileira de Sinais com o simples toque de um botão

A Unimed São Carlos utiliza em seu site oficial uma ferramenta inovadora, que amplia a acessibilidade à comunidade surda: a Hand Talk, que realiza tradução automática de texto para a Língua Brasileira de Sinais, com o simples clique de um botão.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 360 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva no mundo, sendo que quase 10 milhões destas, de acordo com o CENSO IBGE 2010, são brasileiras. No Brasil, a língua utilizada pela comunidade surda é a Libras, reconhecida por lei como língua oficial do país junto com o português. Sendo este um idioma basicamente fonético, seu aprendizado por parte dos surdos se torna mais difícil.

A falta de acessibilidade digital em Libras faz com que a internet esteja praticamente offline para uma parcela significativa da população, que não consegue consumir qualquer tipo de conteúdo online. Os sites que contam com a tecnologia passam a abrir as portas para um público de milhões de pessoas de forma inovadora e socialmente responsável, dando autonomia para seus usuários surdos. 

Conheça o Hugo!
Ao entrar no site oficial da Unimed São Carlos, basta clicar no logo da Hand Talk, as “mãozinhas azuis”. Após a ativação da janela de acessibilidade do Tradutor, o usuário é apresentado ao Hugo, o carismático intérprete virtual da Hand Talk, que faz a tradução dos textos para a língua de sinais em todas as páginas.​

Fonte:

Somos Coop
Apcer Ionet

Baixe nosso APP

    ANS Nº 319996